terça-feira, 27 de outubro de 2015

Coluna da Tati: THIS IS HALLOWEEN!

Dia das Bruxas... Ahh, essa data em que todos saem às ruas para pedir doces e fazer travessuras, as crianças se fantasiam de monstros e criaturas mitológicas, se fazem rodinhas de amigos para contar histórias macabras e aterrorizantes só para dificultar o soninho a noite.
Ok, o Halloween pode até parecer isso tudo aí, mas bem longe do Brasil. A origem dessa data vem de mais de 2 mil anos, com o povo Celta. Estes acreditavam que ao fim do verão, dia 31 de outubro, os mortos saiam de suas tumbas e iam vagando à procura de possuir os corpos dos vivos (sinixxxxtro!). Como os vivos não queriam ser possuídos, apagavam suas tochas e fogueiras para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e desfilavam pelos bairros destruindo o que viam para assustar os que viessem a possuí-los. A festa foi transcendendo o tempo até chegar na Idade Média. Considerada uma festa pagã, era condenada na Europa, onde foi recebeu o nome de Halloween pela Igreja Católica. Uma palavra encurtada que, em tradução livre, significa "a noite de todos os santos" antecedendo o Dia de Todos os Santos (2 de novembro). 

Comemorado com grande força nos países anglo-saxônicos, o Halloween chegou aos EUA trazido pelos irlandeses e fixou-se a ideia das histórias assustadoras e também das guloseimas pedidas pelas crianças, que antes coletavam "soul cakes" no Dia de Todos os Santos, e depois passaram a prometer travessuras, se não recebessem gostosuras na noite de Halloween. 

No Brasil a festa chegou devido às influências norte-americanas na nossa cultura, mas não se tornou muito famosa. Salvas as escolas, baladas e reuniões de amigos, não é comum vermos pelas ruas, no Dia das Bruxas, pessoas fantasiadas de monstros pedindo doces e assustando moradores (ninguém sai de Saci nem de Cuca pedindo maria-mole por aí...). 
Bom, mas o que interessa em tudo isso é: não é porque você mora no Brasil que vai deixar de comemorar o Halloween do seu jeito. Eu sempre acho que bons filmes são soluções para muitas coisas, além de grande diversão e uma boa desculpa para ficar mais tempo perto de quem você gosta. 
A coluna de hoje vem com o intuito de te tirar das baladinhas à fantasia e te levar para a frente da TV, com um balde de pipoca e um copão de refrigerante (além dos seus amigos, seu amor ou qualquer pessoa que esteja disposta a uma tarde inteira de maratona de filmes ao seu lado ^^). 
Maaaaaaaas, eu devo confessar a vocês que eu não sou, nem nunca fui (e pretendo não ser) uma grande apreciadora da arte do terror. Pois é, eu morro de medo de filmes trash com coisas assustadoras, monstros e afins (zumbis, Freddy Crueger, Pânico ¬¬). Entretanto, eu amo filmes de suspense que me deixam presa na história, me dão sustos imprevisíveis e têm narrativas inteligentes e que explodem a cabeça!
Por isso eu selecionei...

CINCO FILMES PARA VOCÊ FUGIR DO TRASH NO HALLOWEEN E MESMO ASSIM TER SUA DOSE DE HORROR!


5- O Silêncio dos Inocentes (1991)


Se você curte a arte do suspense e dos serial killers, com certeza já ouviu falar do Dr. Hannibal Lecter. Nesse longa vencedor de cinco Prêmios da Academia, Jodie Foster da vida à Agente Starling, uma novata do FBI que, para descobrir quem é o assassino que vem atacando as mulheres da cidade, precisa recorrer à mente psicótica do serial killer mais amado (por mim <3) da cultura do horror, Hannibal. Vivido por Anthony Hopkins, em uma de suas maiores mais primorosas atuações, o vilão é a chave para um enredo doentio e que te prende do início ao fim. Não recomendado para quem tem estômago fraco :x

4- Os Outros (2001)


Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace se refugia com seus filhos em uma mansão na ilha de Jersey à espera de seu marido que luta na guerra. Como as crianças possuem uma estranha doença que os impedem de ficar expostos à luz solar, a mansão se torna um lugar frio, escuro e cheio de regras até que os novos empregados começam a desmascarar os segredos escondidos no casarão. Nem precisa dizer que a Nicole Kidman está MARAVILHOSA no papel de Grace, nem que filmes de guerra são sempre uma arte à parte e tampouco que você vai ter grandes surpresas com esse filme. Vale a pena ver acompanhado de alguém tão curioso como você ;)

3- O Iluminado (1980)


Em uma das maiores adaptações do cinema (mesmo que Stephen King discorde), Stanley Kubrick traz às telas a história de Jack e sua família, que num momento de necessidade, precisam se mudar para o estranho Hotel Overlook, que guarda histórias bizarras de seus anos passados e coisas perturbadoras, até para quem só está do lado de fora da tela. Nesse longa, Jack Nicholson marcou sua carreira dando vida ao emblemático protagonista e a grandes cenas que se tornaram referência do mundo das artes. Sem mencionar que é Stanley Kubrick adaptando uma obra de Stephen King, ou seja, você pode esperar muito esteticamente e se perturbar mais a cada cena seguinte. Eu recomendo assistir muitas vezes, sozinho e com amigos. 

2- O Ritual (2011)



Michael é um seminarista cético e decidido a abandonar seu caminho na igreja, mas seu superior o orienta a passar um período no Vaticano para estudar rituais de exorcismo. Uma vez lá, suas dúvidas e questionamentos só aumentam na medida em que seu contato com o padre Lucas, um famoso jesuíta exorcista, o apresenta ao lado mais obscuro da igreja. Olha, eu confesso que não sou fã de filmes de exorcismo (eu me cago de medo, sério), mas esse aqui não poderia deixar de ser citado, até porque é BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL. Mais uma vez Anthony Hopkins fazendo um papel sensacional na pele do padre Lucas, proporcionando momentos de horror absoluto independente se você é religioso ou não. Se você for medroso que nem eu, eu aconselho a assistir com alguém que esteja disposto a te abraçar nas horas mais sinistras. Você vai precisar de apoio e amor depois que terminar esse filme x.x

1- Psicose (1960)


Não da para fazer uma lista de filmes de suspense sem citar o mestre do gênero, o cara que inspira grandes diretores da atualidade e que lapidou todos os elementos presentes na obra de suspense. Em Psicose, Alfred Hitchcock deixou o seu maior legado como artista, além de milhares de referências para os cineastas seguintes. Adaptado do livro de Robert Bloch, o longa conta a história da secretária Marion, que rouba 40 mil dólares da empresa onde trabalhar para fugir com seu noive e se casar com ele. Na fuga, ela decide passar a noite chuvosa num velho hotel, que vive aos cuidados de Norman Bates e sua estranha mãe. Durante a estadia, Marion é brutalmente assassinada e a missão de descobrir o que levou ao fim trágico da moça fica a cargo de sua irmã e seu noivo. 
Se você procura sustos e enigmas, esse filme é a sua pedida. Recheado da genialidade peculiar de Hitchcock, é uma obra necessária para qualquer apreciador da sétima arte. Além de ser pioneiro no gênero, conta com a atuação incrível de Anthony Perkins dando vida à Norman Bates. 
A história originou a série da Universal, Bates Motel, estrelado por Freddie Highmore e que já está em sua 3ª temporada. 
Bastante pipoca e coração forte são requisitos para apreciar esse filme. 

BÔNUS - A Bruxa de Blair (1999)


Não dá para falar de Halloween sem lembrar de bruxas, e esse filme aqui está totalmente distante daquelas fofinhas que você viu em Abracadabra, e em Harry Potter. Inspirados por uma antiga lenda que ronda a floresta de Burkttsvile, três estudantes decidem sair em busca de pistas que comprovem a história de uma certa bruxa, morta durante a época da inquisição, que matava crianças dentro da tal floresta. Os três estudantes jamais foram vistos novamente, apenas sua câmera e fitas foram encontradas, documentando os agoniante cinco dias finais de Heather, Michael e Joshua. 
Feito em estilo pseudodocumentário, a produção do longa foi tão bizarra e elevada ao nível da realidade que os três atores passaram oito dias na floresta documentando os acontecimentos do filme sem saber que estavam sendo filmados. Os gritos e desesperos são reais, ainda que a história seja fictícia. Se isso não é terror suficiente para você, meu amigo, eu entrego os pontos. Recomendo que você veja esse aí durante o dia e na companhia de uma boa galera, só para descontrair ;) 

Então, agora não há desculpas para dizer que não tem como comemorar o Halloween, hem? Lembrando que a maioria desses filmes você encontra disponível no Netflix! Aperta esse play, se assuste, grite, trema, se fantasie para deixar tudo mais divertido e feliz Dia das Bruxas. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário