quinta-feira, 21 de maio de 2015

Playlist para se apaixonar pelo Ed Sheeran

Como sugestão da minha querida amiga Hilana – aliás, sugestões são sempre bem-vindas! – o post hoje será sobre um dos artistas mais talentosos e completos da atualidade: Ed Sheeran.
Percebo que muitas pessoas têm receio de ouvir cantores ou bandas muito presentes na mídia, no top 100 da Billboard, e, principalmente, com fãs muito jovens. Por alguma razão, esses três fatos deixam o artista visto por maus olhos por pessoas que preferem um estilo de música mais antigo e menos conhecido, como se apenas assim música pudesse ser considerada boa.
Eu concordo que há muitas músicas com letras vazias, batidas sem-graça, e vozes puro auto-tune nas rádios. Mas não são todas! E o Ed Sheeran vem pra provar isso.

Eu o conheci por meio da minha cantora favorita – adivinhem – Taylor Swift. #EuShippoEssesDois. Quando ela ouviu Lego House pela primeira vez, ficou obcecada por ele e foi atrás de conhecê-lo. Acabaram escrevendo três músicas juntos em cima de uma gangorra e, entre elas, está a maravilhosa Everything Has Changed, presente no CD Red. Onde foram parar as outras? Não sei, até hoje eles torturam os fãs com isso. Viraram melhores amigos para sempre e foi ela quem o ajudou a ser reconhecido mundialmente e, consequentemente, me fez comprar o seu primeiro álbum, “+” (plus).
Eu costumo falar que Ed Sheeran tem um estilo próprio. Suas músicas são uma espécie de pop acústico com influencias hip-hop e funk (não o funk brasileiro, tá?) e adições de rap. Completamente diferente dos raps que estamos acostumados. Algo muito presente em suas composições são metáforas de todos os jeitos e palavrões. Acredite ou não, mas o cara consegue deixar até palavrão soar poético. Vamos à playlist!

1.     LegoHouse
Confesso que não é a minha favorita. Provavelmente por ser a primeira que ouvi e ouvi e ouvi até não dar mais. Eu diria até que enjoei, mas não seria certo porque no momento que ela começa a tocar eu escuto e canto do mesmo jeito. Mas, se você quer se apaixonar pelo Ed, quem sabe essa música seja uma boa opção para começar.
"And it's dark in the cold December

But I've got you to keep me warm

If you're broke then I will mend ya

And keep you sheltered from the storm"

2.     TheA Team
Essa foi a segunda música que ouvi dele e, a princípio, não prestei atenção na letra. Quando descobri sobre o que era, aí que eu amei mesmo. Com uma melodia suave e calma, Ed conta uma história que envolve prostituição e drogas. O clipe ilustra perfeitamente o significado da música. Elton John gostou tanto que o convidou para uma performance dela no Grammy!

"And in a pipe she flies to the Motherland

Or sells love to another man

It's too cold outside
For angels to fly"

3.     GiveMe Love
O que falar de uma música tão maravilhosa como essa? Mesmo no seu novo álbum, “X” (Multiply), não há uma substituta. A base instrumental é emocionante e  o final em que grita “Give me love!”é de arrepiar. Só nunca entendi o silêncio de vinte segundos que depois dá início a uma continuação, que é uma música diferente da que começa. Se você souber, favor me informar.

"You know I'll fight my corner

And that tonight I'll call ya

After my blood, is drowning in alcohol"
Ah, para os fãs de The Vampire Diaries essa música também é muito especial e é fundo de uma dança no baile dos Mikaelson. Minha parte favorita é a Elena dando de cara com o Stefan, na época com os sentimentos desligados, na parte do “Give me love like never before”. Relembrem aqui.
4.     ThinkingOut Loud
Provavelmente a mais famosa do “X”, o álbum mais novo. Foi a primeira música que eu viciei desse álbum e me fez perceber que valeu a espera de dois anos por músicas novas! Também valeu esperar o clipe, em que Ed dá uma de dançarino e arrasa na valsa. Melhor parte da música é quando ele grita “But baby now!” e continua o refrão. 

I'm thinkin' bout how

People fall in love in mysterious ways

Maybe it's all part of a plan
5.     I’ma Mess
Eu amo essa música por diversas razões, e uma delas é a metáfora “Put your faith in my stomach”, que me faz imaginar em como um cara desse pensa nisso. Em português quer dizer “Coloque sua fé no meu estômago”.
Deixem-me explicar: uma expressão muito comum em inglês é a “trust my guts”, cuja tradução literal é “confie no meu intestino” e significado “confie em mim” ou “confie no meu instinto”. O que ele fez foi mudar as palavras da expressão, mas deixando o mesmo significado. Achei genial e quando percebi, desconfiei, e mais tarde tive minha dúvida respondida em uma entrevista, amei ainda mais a música.
See the flames inside my eyes
It burns so bright I wanna feel your love
Easy baby maybe I'm a liar
But for tonight I wanna fall in love
Put your faith in my stomach
6.     U.N.I
Um pouco de rap para nossas vidas! E, claro, mais brincadeiras de Ed com metáforas e, no caso, pronúncias também. Perceba que U.N.I tem o mesmo que You And I (eu e você). O que ele faz no refrão é dizer que U.N.I, assim, juntinho, acabou ficando You And I, separado. Entendeu? Não? Sou péssima com explicações.
Algo que minha amiga Vivian percebeu e me fez amar ainda mais a música é quando ele brinca com a expressão “waves of missing” (ondas de saudade), falando que ele não tem mais “ondas de saudade” por ela, elas se tornaram tsunamis nos olhos dele. E depois ele fica chapado e bêbado por vários dias. Mas, como disse, até essas coisas ele deixa poético nas canções.
(Eu e a Vivian aprendemos o rap do começo porque somos fodas. Saudades, Vivian!)
Pain is only relevant if it still hurts
I forget like an elephant or we can use a sedative
And go back to the day we fell in love on first kiss
7.     Drunk
I wanna be drunk when I wake up... On the right side of the wrong bed.
Fala sério, essa música é muito boa. Ainda mais com o trocadilho no começo, brincando com a palavra “right” que quer dizer tanto “certo” quando o lado “direito” em inglês. No caso Ed fala mais uma vez sobre álcool – perceba que ele ama uma cerveja – como amortecedor da dor que está sentindo.
But the house gets cold when you cut the heating,
Without you to hold I'll be freezing,
Can't rely on my heart to beat it
'Cause you take part of it every evening,
8.     Photograph
Ô música boa, composição linda! Com muito amor e metáforas, Ed fala que o amor pode até doer às vezes, mas que é a única coisa que nos deixa vivos e que pode remendar nossas almas. Também é a única coisa que levamos conosco quando morremos. Por isso ele mantém o amor deles em uma fotografia, onde o tempo está sempre congelado, os olhos não estão fechados e nem os corações partidos. E então ela pode guardar todo esse amor dentro do próprio bolso.
Eu disse que o cara é foda!
We keep this love in a photograph
We made these memories for ourselves
Where our eyes are never closing
Our hearts were never broken
And time's forever frozen still
9.     TenerifeSea
Essa música me lembra a Faby, também blogueira do AD. Após uma situação quase traumática envolvendo ladeiras, ela fez questão de deixar a parte “Lumiere Darling” bem alto no som do carro. Essa música é muito linda, sobre estar apaixonado e também a favorita da Taylor Swift. 

And should this be the last thing I see
I want you to know it's enough for me
Because all that you are is all I'll ever need
10. Afire Love
Essa canção é mais triste. Ed fala sobre seu avô que sofria alzheimer. Algumas partes ele compôs no funeral e fala sobre ele não reconhecer a família, inclusive o neto. E também sobre sua avó contando as coisas românticas que o marido costumava dizer. 
Things were all good yesterday
But then the devil took your breath away
And now we're left here in the pain
Black suit, black tie, standing in the rain

Ainda há muitas músicas para serem mencionadas, como em Shirtsleeves, que ele brinca que irá se afogar nas lágrimas da garota. Ou em Small Bump, sobre quando ele achava que seria pai, mas houve um aborto espontâneo. Ou em One, em que ele sustenta a mesma nota por 17 segundos! E, claro, não mencionei Don't, com certeza uma das melhores em que Ed está bem bravo com uma garota. 
Esse ano tive o sonho realizado de ir ao seu primeiro show no Brasil e estava com as expectativas normais, mas me surpreendi muito com a performance dele. Contei um pouquinho no post do Diário de Viagem, aqui.
Espero que tenham gostado e me desculpem por escrever demais, acabei me empolgando. Me contem suas músicas favoritas!
Beijos,
Isabela

Nenhum comentário :

Postar um comentário